Onesícrito de Astipaléia

Filósofo cínico. Viveu entre 380/375-305/300 a.C. Discípulo de Diógenes de Sínope (Plutarco, De Alexandri Magni Fortuna aut Virtute 10.331e, Vida de Alexandre 65.701c). Foram feitas tentativas de identificá-lo, erroneamente, com Onesícrito de Égina, que, com seus dois filhos, também foi discípulo de Diógenes, o Cão. (cf. D.L. 6.84: "Alguns dizem que ele é de Égina, mas Demétrio de Magnésia afirma que ele é natural de Astipaléia".)

Uniu-se à expedição de Alexandre e foi piloto do navio do rei numa viagem pelo Hidaspes e o Indo. Foi enviado pelo rei, como intérprete, ao encontro dos gimnosofistas indianos de Taxila. Em 324, Alexandre presenteou-0 com uma coroa de flores dourada. Ele escreveu uma obra sobre Alexandre chamada Põs Aléxandros Exton (Como Alexandre foi educado), baseando sua elocução na Cyropaedia de Xenofonte. A confiabilidade dessa obra foi contestada até mesmo nos tempos antigos, mas ela talvez tenha sido uma fonte para Anabasis de Arriano de Nicomédia. Strasburger contesta a identificação de Onesícrito de Astipaléia com Onesícrito de Égina. Ele apóia o seu argumento na observação de que D.L. 6.75 apresenta Onesícrito de Égina como se ele fosse desconhecido (Onesikriton tina [um certo Onesícrito] de Égina) e na sugestão de que, se o historiador tivesse dois filhos que foram discípulos de Diógenes antes de ele partir com Alexandre, seria um tanto velho para assumir as funções confiadas a ele durante a expedição.



Cf. RE (1939) cols. 460-67 (Strasburger).



Artigo Relacionado:

Lista de Filósofos Cínicos



Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

2 comentários :

  1. Opa! Muito legal a proposta do blog de conhecer grandes personagens da história antiga e clássica.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. muito interresante...assim podemos conhecer melhor os filosofos...parabens...pela iniciativa

    ResponderExcluir

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas