Memórias de Jean Meslier, Terceira Prova

por Breno Lucano

As refutações desmistificadoras de Meslier às passagens bíblicas prosseguem na Terceira Prova e referem-se às revelações divinas. O filósofo da aldeia afirma que os personagens bíblicos que afirmam ter sido testemunhas de tais prodígios, como o patriarca Abrãao, seu filho Isaac e Jaco, são, na maioria, pessoas simplórias, habitantes do deserto, homens rudes e ignorantes e que seriam julgados como mentirosos e idiotas caso relatassem tais eventos para contemporâneos de Meslier. Ora, um deus misericordioso e bondoso não seria, por outro lado, insensato em privilegiar homens ou povos em detrimento de outros de seus filhos na divulgação de seus ensinamentos. Assim, uma aliança entre Deus e os homens seria falsa, principalmente se esse Deus necessitar de homens para revelar seus ensinamentos.



Contra a existência da divindade, Meslier alavanca duas teses. A primeira consiste no fato de que nenhuma das profecias pretensamente reveladas se cumpriu. A segunda, recorda os rituais e sacrifícios instituídos por esse deus. É inconcebível que Deus solicite dos homens rituais tão bárbaros afim de diviniza-lo e honra-lo.  Sua revolta ultrapassa às mazelas humanas porquanto contesta igualmente a matança de animais.

A preocupação de Meslier com os animais deriva de sua franca oposição ao cartesianismo tão em voga em sua época. Mesmo com as dificuldades de um padre de província, elege um pensamento genuíno contrário ao hegemônico. Descartes entendia os animais como puras máquinas, como seres incapazes de ter conhecimento, ter prazer e dor. Assim, ao sacrificar animais em rituais, Meslier entende que os homens dispersam todo sentimento de bondade e generosidade que se pode ter por tais criaturas. Os sacrifícios, enfim, não seriam instituições divinas, mas humanas.


Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas